É daqui

Recorde de maior cuca do Brasil é de Agudo; veja como foi a preparação do município para o título

Recorde de maior cuca do Brasil é de Agudo; veja como foi a preparação do município para o título

Foto: Vinícius Machado

Depois de dois dias intensos de organização e trabalho, o título foi alcançado. No último domingo (24), o município de Agudo, com pouco mais de 16 mil habitantes, bateu o recorde brasileiro de maior cuca. O município da Quarta Colônia agora, além de ser conhecida como a cidade dos dinossauros, é também detentora do prêmio. Oito mil pedaços, de 14 sabores diferentes, foram distribuídos de forma gratuita para o público.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Desde sexta-feira (21), os funcionários do Superlis, um mercado do município, já estavam com a mão na massa para a realização do feito. A proprietária, Lisane Friedrich, explica a mobilização de toda a equipe para que tudo funcionasse:

– Foram 15 pessoas envolvidas na produção. Eu passei a madrugada do lado do forno, assim como toda a equipe. No fim, percebemos que produzimos mais do que era o nosso objetivo. Estamos muito felizes.

A tecnóloga em Alimentos, Daiana Ferreira, 28 anos, participou do processo de produção. Apesar do cansaço, para ela, a experiência foi gratificante. Foram usados 600 quilos de açúcar, mais de 500 quilos de farinha, 960 ovos e 200 litros de leite para produzir a cuca, o que resultou em 184,7 metros de comprimento e 1.654 quilos.

Foto: Vinícius Machado

Como surgiu a ideia e como funciona

A ideia surgiu junto a Associação Comercial de Agudo (Acsia). Conforme conta Lisane, a equipe, que prontamente topou a ideia, se organizou para terminar a produção durante a madrugada do domingo, mas para a surpresa de todos, já tinha concluído a cuca no sábado à tarde. O instituto Rank Brasil foi quem proferiu o título para o município. Para a conferência é levado em conta o comprimento e o peso. Antes da abertura para o público, o diretor e responsável pela fiscalização, Luciano Cadari, parabenizou a comunidade pelo engajamento:

– Antes o feito era de Blumenau com 169 metros, e, com o feito de Agudo, agora entra para o livro dos recordes brasileiros com 184 metros. Provei e posso dizer que o sabor é maravilhoso. Parabenizo todo o município pelo título.

Foto: Vinícius Machado

Sabores 

A cuca do Superlis já é conhecida na cidade. Os sabores escolhidos para bater o recorde foram os que normalmente já são comercializados e apreciados por quem compra. Veja quais

  • Abacaxi
  • Amendoim com creme
  • Banana
  • Bergamota
  • Bombom
  • Chocolate
  • Chocolate com nata
  • Doce de leite
  • Farofa de açúcar
  • Framboesa
  • Morango
  • Napolitano
  • Requeijão
  • Uva

Foi em uma grande mesa montada no estacionamento do mercado que o público pôde provar a produção. A doméstica, Maria Dutra, de 64 anos, garantiu seu pedaço e adorou o sabor escolhido:

– Adorei muito. Peguei o sabor de amendoim com chocolate. Sempre busco cuca aqui do mercado. Fiquei muito feliz pelo feito e também por ter participado provando. Moro aqui perto e todos os anos participo da Volks, mas esse ano com o recorde ficou ainda mais legal.

A colonização alemã

Os primeiros imigrantes alemães chegaram à região, hoje conhecida como Agudo, em novembro de 1857. Eles vieram da Pomerânia e desembarcaram no Rio Jacuí, na comunidade de Cerro Chato. Em 25 de julho é comemorada a data da Imigração Alemã no Brasil, também conhecido como o Dia do Colono e Motorista. A comemoração busca parabenizar os produtores pelo trabalho realizado no desenvolvimento da agricultura e transporte do país.

Em Agudo, o tradicional desfile do Colono e Motorista reúne um grande público, em cerca de 10 edições. Marcado para acontecer no sábado que antecede o fim da feira, neste ano, 23 grupos participaram, entre eles, entidades, empresas, lojas e clubes de serviços.

Foto: Vinícius Machado

Volksfest chega ao fim e cidade se prepara para a Festa do Moranguinho

A festa do povo chegou ao fim no último domingo (23). Tradicional no município da Quarta Colônia, com 33ª edições realizadas, neste ano, segundo a secretária de Turismo de Agudo, Djulia Ziemann, 50 expositores tiveram a oportunidade de expor seus produtos de forma gratuita no Volksgarten, cabanas dispostas na praça do município, inauguradas na sexta-feira (21). Contudo, terminada a Volksfest, a equipe organizadora já se volta para toda para a Festa do Moranguinho e da Cuca, realizada em outubro:

– Nosso trabalho se encerra neste domingo com a Volks e já projetamos a próxima festa. Claro, com uma proposta diferente, mais família e mais local. A gente faz a avaliação de como foi esta e já começamos a pensar na Festa do Morango – explica o prefeito de Agudo Luís Henrique Kittel (PL).

O gerente da loja Pilchas Gehrke, Heinz Siegfried Gehrke, 60 anos, explica que, apesar do calor registrado no fim de semana, as vendas foram bem:

– Estamos todos os anos aqui, há mais de uma década. É uma felicidade enorme fazer parte da feira. Com a divulgação, podemos perceber que este ano o público engajou ainda mais com a festa. Muita gente veio prestigiar, estamos felizes.

Foto: Vinícius Machado

O título de Geoparque Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) incentivou ainda mais a produção local, que já era consolidada no município. Entre as vendas, muitos geoprodutos foram comercializados. A proprietária da loja Senhor Dino, artesã e também professora de dança, Raquel Melo, 51 anos, estava expondo seus produtos:

– O espaço está bem amplo, muito legal este ano. O selo de geoparque também é algo muito positivo e trouxe muita gente para cá.

Foto: Vinícius Machado

Amigos, famílias com seus bichinhos estiveram reunidos aproveitando o último dia de feira:

– Já vim outros anos, é um movimento enorme sempre, mas neste ano pude perceber que teve mais público e mais atrações. Sou de Restinga Sêca, somos muito bem acolhidos pela cidade – conta Fátima Pereira, 59 anos, que levou a cachorrinha Aurora de 4 anos para passear.

Foto: Vinícius Machado


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Mais de 60 mil peças foram arrecadas pela Campanha do Agasalho 2023; ação termina em 31 de julho Anterior

Mais de 60 mil peças foram arrecadas pela Campanha do Agasalho 2023; ação termina em 31 de julho

Abertura da Semana Cultural Italiana e do Festival Internacional de Inverno da UFSM e outras 5 notícias Próximo

Abertura da Semana Cultural Italiana e do Festival Internacional de Inverno da UFSM e outras 5 notícias

Geral